Return to site

WORKSHOP CREATIVE CONFIDENCE

Dia 9 de Novembro - Porto

broken image

A complexidade dos desafios que enfrentamos exige de nós fortes capacidades de resolver problemas de forma criativa. Estimular a criatividade contribui para o aumento da produtividade, resolução de desafios e é cada vez mais uma vantagem competitiva.Um estudo recente da Adobe and Forrester Consulting revela que 82% das empresas acredita que existe uma forte ligação entre a criatividade e os resultados nos negócios.Mas se é tão importante, porque não a utilizamos mais vezes?

  A criatividade está em tudo o que fazemos: quando marcamos a página de um livro com um separador; quando colocamos um sapato para impedir que a porta se feche ou quando prendemos o cabelo com um lápis.

Por vezes pensamos que a criatividade é algo que está fora do nosso alcance, só digno de génios como Leonardo Da Vinci ou Albert Einstein. No entanto, todos os dias somos criativos e resolvemos problemas. Estes pensamentos são na verdade mitos, histórias que nos contam ou que contamos a nós próprios e que limitam o nosso potencial.

 A criatividade é como um músculo que deve ser treinado, quanto mais praticamos mais criativos somos.Tal como dançar, desenhar,cantar, muitos nós deixamos de realizar estas actividades por medo de sermos julgados. Confiança criativa é a capacidade de reconhecer o medo e dançar com ele, apesar do julgamento.É dar o primeiro passo, deixar-se ir ao encontro da descoberta da criatividade.

broken image

Dois factores contribuem para o aumento da nossa confiança: o primeiro é a crença ou convicção de que somos capazes de realizar uma tarefa específica ou que somos capazes de adquirir as competências para realizá-la, o que Albert Bandura apelidou de auto-eficácia.

A segunda é a acção: o tentar,praticar, fazer, experimentar, pois é do feedback da acção que formamos os nossos sentimentos, a autora Carol Dweck diz-nos que "não devemos esperar até sentirmos confiantes para depois tentar. Devemos tentar primeiro, fazer e depois sentimos confiantes. Age como queres ser e depois os sentimentos seguem".

No Workshop Confiança Criativa que terá lugar no dia 9 de Novembro no Porto teremos oportunidade de colocar estas ideias em prática e alargar substancialmente a nossa capacidade criativa com exercícios divertidos e inspiradores, num ambiente seguro, onde o erro e o falhanço são celebrados. Estas aprendizagens têm aplicação prática e direta na nossa vida profissional e pessoal.No final teremos um plano de acção que nos permite sustentar o despertar o nosso génio criativo.

PROGRAMA

 

1-O que é a Criatividade? O que é a Confiança Criativa?
2-Mitos sobre a criatividade, exemplos inspiradores, jogos para a confiança criativa. Aplicação de duas técnicas de pensamento criativo: “Brainwriting” e “Insight Clustering”.

3-A importância do erro.

O medo de errar (Freeze, Fight ou Flight), o poder da vulnerabilidade no processo criativo. O jogo como ferramenta de conexão.
4-Aplicação de uma técnica de pensamento criativo: “Relações Forçadas”.

Comunicação carismática.

5-Aplicação das técnicas de pensamento criativo “Storytelling” e “Storyboarding”.

6-O meu EuGénio criativo.

Aplicação da técnica de pensamento criativo “Mapa Mental”.
7-Plano de ação: a criatividade aplicada no universo pessoal e profissional.

"Não sabendo que era impossível foi lá e fez"

Jean Cocteau

Facilitadores: Katja Tschimmel e Virgílio Varela

Mais informação aqui